quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Deus das Ruas e das Alturas... (Frank Oliveira)



Caminho pelas ruas de São Paulo em profundo êxtase: nunca estive tão feliz em estar aqui. Vivo um processo de resgate de minhas raízes, de aceitação e mente aberta para reconhecer que as coisas que sempre tive certeza não são tão concretas assim. Em estado de graça, atravesso o centro da cidade em meio à noite escura; porém, dentro de mim é dia e um sol interno ilumina meus passos.

Antes, eu procurava constantemente pelo perfume do desabrochar das flores, pois acreditava erroneamente que era nas coisas mais belas que Deus deveria estar. Que desilusão mais sábia e divina: bati asas procurando as alturas e acabei rastejando na terra batida.

Em princípio, ser terra me repulsou. Acostumado com a clareza do céu, senti nojo da lama, do ovo podre e do odor da sujeira que saia do meu corpo. Incomodado, eu quis queimar os trajes que vestia, até que me dei conta que aqueles panos que me cobriam eram na verdade uma armadura.

Então, os olhos se abriram e eu vi admirado o divino se manifestando no barro, na sujeira, no mendigo de olhos famintos, no esgoto que fedia. Vi Deus menino brincando nas poças das ruas; vi Deus velhinho abraçando os mais desafortunados. E quando tive certeza que Deus estava mesmo na escuridão da noite suja, uma nova surpresa, calou-me a boca. Fui colando peça por peça, lembrança por lembrança, nesse quebra-cabeça que é a busca do divino; e lembrei das grandes lições que já tinha aprendido na vida:


"Na luz, o escuro manifesta o mundo; no escuro, a luz ilumina tudo"

"O desabrochar da flor é tão divino quanto a queda das pétalas"

"Há beleza, tanto no ovo podre quanto no óvulo, onde germina a vida"

"Se nascer é a morte da alma, o morrer é o nascimento do eterno"

"Todo o ciclo da vida é perfeito, se você olhar direito, verá que também há luz no olhar do cego"

"Deus não esta nem numa coisa, nem na outra e ao mesmo tempo está em ambas e se ainda houver dificuldade para entender que tudo é divino, manifeste a sua visão de Deus no caminho do meio, pois é justamente no equilíbrio do ser, que o Deus velho e o Deus menino se manifestam em você"

Frank Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário