sábado, 2 de outubro de 2010

Aniversário de Gandhi (02/10/1869)


"Só sei que através da história a Verdade e o Amor sempre venceram." 

"Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido."

"Com toda humildade me esforçarei  para ser amigo, verdadeiro, honesto e puro, para nada possuir de que não tenha necessidade, para merecer o salário do meu trabalho e ser eternamente vigilante naquilo que bebo e como, e para ser intrépido sempre, procurar ver sempre o bem no meu próximo, seguir fielmente o svadeshi [ 1 ] e ser um irmão para todos os meus irmãos."


NOTA:  [ 1 ] Svadeshi: serviço altruísta aos que estão perto de nós, compromisso com a produção independente de bens econômicos, e com a autonomia econômica e social da comunidade local.  

 
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer nada,
não existirão resultados."

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."


  
"Já que sou imperfeito e preciso da tolerância e da bondade dos demais, também tenho de tolerar os defeitos do mundo até que possa encontrar o segredo que me permita remediá-lo."

"Não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor."

"Como seres humanos a nossa grandeza reside não tanto em ser capazes de refazer o mundo… Mas em sermos capazes de nos refazermos a nós mesmos."

"A verdade reside em todo coração humano, e cada um deve procurar por ela lá, e ser guiado pela verdade assim que a veja. Mas ninguém tem o direito de forçar os outros a agirem de acordo com sua própria visão da verdade."


"Posso ser uma pessoa desprezível, mas quando a verdade fala em mim, sou invencível."

"Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim."

"Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo."



"As verdades diferentes na aparência são como inúmeras folhas que parecem diferentes e estão na mesma árvore."

"Meu esforço nunca deve ser o de diminuir a fé do outro, mas torná-lo um melhor seguidor de sua própria fé."

"Deus não tem religião."

"Na verdade há tantas religiões como indivíduos." 

"As religiões, fundamentalmente, não são mais que as diversas encarnações da única verdade. Existe uma só arvore, mas com muitos ramos. Em última análise, a religião é inteiramente interior, pessoal, pois exprime as nossas relações com Deus."

"Ser solidario com Deus é saber procurar o Pai no silencio do coração,e quando senti-lo plenamente guardar
a paz para depois oferece-la aos sofredores do caminho."

"Conheço muitas razões pelas quais eu morreria, mas não conheço nenhuma pela qual eu mataria."

"Cuide dos meios. O fim cuidará de si mesmo"

Meu Senhor, ajude-me a dizer a verdade diante dos fortes e não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.....

Mohandas "Mahatma" Gandhi


Observação: do sânscrito "Mahatma" =  "A Grande Alma"